TURISMO, ECONOMIA CRIATIVA E A COVID-19 NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Resumo

O surgimento da pandemia da COVID-19 impôs desafios significativos à sobrevivência de pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente em setores como o turismo e atividades criativas. Em contextos de crise causada por eventos extremos e inesperados é fundamental a compreensão dos fatores que determinam a capacidade de resposta e resiliência das empresas. Este artigo investiga os determinantes da sobrevivência de PMEs em atividades de turismo e atividade criativa durante a crise da pandemia. Para tanto, utiliza-se um banco de dados original com informações de uma pesquisa realizada em pequenas e médias empresas brasileiras dos setores turismo e atividades criativas. Os resultados contribuem para a literatura ao apresentar evidências originais dos fatores que determinam a sobrevivências de PMEs nesses setores. Além disso, o estudo orienta formuladores de políticas públicas e empresários sobre as ações mais efetivas para desenvolver empresas mais resilientes em contextos de crises, bem como sugere novos caminhos para a pesquisa sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-04-22
Seção
ARTIGOS