TURISMO, ECONOMIA CRIATIVA E A COVID-19 NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
O surgimento da pandemia da COVID-19 impôs desafios significativos à sobrevivência de pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente em setores como o turismo e atividades criativas. Em contextos de crise causada por eventos extremos e inesperados é fundamental a compreensão dos fatores que determinam a capacidade de resposta e resiliência das empresas. Este artigo investiga os determinantes da sobrevivência de PMEs em atividades de turismo e atividade criativa durante a crise da pandemia. Para tanto, utiliza-se um banco de dados original com informações de uma pesquisa realizada em pequenas e médias empresas brasileiras dos setores turismo e atividades criativas. Os resultados contribuem para a literatura ao apresentar evidências originais dos fatores que determinam a sobrevivências de PMEs nesses setores. Além disso, o estudo orienta formuladores de políticas públicas e empresários sobre as ações mais efetivas para desenvolver empresas mais resilientes em contextos de crises, bem como sugere novos caminhos para a pesquisa sobre o tema.Downloads
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Publicado
2022-04-22
Seção
ARTIGOS
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