META-ANÁLISE SOBRE AS NORMAS SUBJETIVAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SEUS MODERADORES
Resumo
Considerando o cenário atual, os fenômenos comportamentais têm apresentado importância para o meio acadêmico e empresarial, pois evidências demonstram que as pressões sociais influenciam diretamente na adoção de comportamento. Foi realizada uma meta-análise a fim de averiguar qual o tamanho do efeito que constructo das Normas Subjetivas (NS) possui sobre a formação da intenção de comportamento. Nesse estudo foi elaborado um modelo de pesquisa no qual é apresentado o constructo das NS como antecedente direto na formação de intenção. A revisão de literatura apontou que existem alguns aspectos ligados as NS que impactam no seu poder preditivo e estes foram utilizados como variáveis moderadoras. Foram formuladas hipóteses para verificar o que foi identificado nos estudos utilizados para esta meta-análise e as NS foram validadas como boas preditoras na formação de intenção, e intenção com alto poder de predição quanto à adoção do comportamento. As variáveis moderadoras utilizadas no modelo teórico foram: cultura, contexto e forma de mensuração do constructo. Entretanto, foi verificado que estas variáveis não alteram o tamanho do efeito das NS quando relacionada à formação de intenção.
Publicado
2015-12-08
Seção
ARTIGOS
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.