Workshop e o Design participativo: Uma perspectiva da colaboração designer-cliente
Resumo
O presente trabalho se propõe a discutir o impacto da presença de usuários/clientes em uma prática projetual de workshop. Através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso estabelece-se uma relação entre tópicos como design thinking, codesign e ferramentas metaprojetuais como o workshop. Como resultado, é sugerido que a atuação de clientes de um contexto de projeto pode influenciar positivamente os resultados de uma prática projetual. Portanto, propõe-se que em determinados contextos as empresas e clientes possam vir a se aproximar do processo de projetação com o objetivo de potencializar a capacidade de implementação dos mesmos.Referências
BINDER, T.; BRANDT, E.; GREGORY, J. Design participation(-s). CoDesign, v. 4, n. 1, p. 1–3, 2008.
BROWN, T. Design thinking. Harvard business review, n. June, 2008.
CROSS, N. Design Thinking: Understanding how Designers think and work. New York: Berg, 2011.
CROSS, N. (Ed.). In: Design participation: Proceedings of the design research society’s conference 1971, Academy editions, London, UK, 1972.
DREAM:IN. Dream:In Brasil. Disponível em: http://www.dreamin.com.br/. Acesso em: 8/10/2016.
FRAGA, Eliara. Workshop em design: espaços de aprendizagem e geração de conhecimento. Dissertação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, 2011.
FRANZATO, C. O design estratégico no diálogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. Strategic Design Research Journal, v. 3, n. 3, p. 89-96, 31 dez 2010.
MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal – Unisinos, v. 1, n. 1, p. 31-38, 2008.
MOZOTA, B. B. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, v. 4, n. 1, p. 5–18, 2008.
SCALETSKY, Celso C. Pesquisa aplicada / pesquisa acadêmica – o caso Sander. In: Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2008, p. 1132- 1145.
ZURLO, F. Design Strategico, in AA. VV., Gli spazi e le arti, Volume IV, Opera XXI Secolo, Editore Enciclopedia Treccani, Roma, 2010.
Os autores são os responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. O manuscrito submetido deve ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade, assinada por todos os autores, em que afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos, e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.