Silêncios no pampa: breves pontuações sobre a imagem do gaúcho na pintura rioplatense e brasileira
Resumo
Colocar-se frente a uma imagem é permitir-se, também, defrontar-se com silêncios. Tais fontes, que são suportes que evocam presença, igualmente guardam para si inúmeros vazios. Se pensarmos que ela nasce da morte e da necessidade de tornar visível o que se transformou em invisível, estaremos diante de um paradoxo: como algo que chama o ausente pode comportar silêncios? É pensando nessa problemática específica relacionada ao uso da imagem, que se pretende debater suas particularidades. Nesse sentido, observando os diversos fios que tramaram a complexa rede de construção da imagem do gaúcho na pintura platina e brasileira, é que se objetiva problematizar os silêncios no pampa. Para que seja possível a análise, será empreendido um estudo acerca da obra dos artistas Aldo Locatelli, Cesáreo Bernaldo de Quirós, Pedro Figari e Pedro Weigärtner.
Publicado
2019-02-02
Seção
Dossiê
Copyright (c) 2018 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.