Memórias Como Meio de Produção de Conhecimentos Históricos

  • Cyntia Simioni França Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Unespar- Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a acepção de memória na relação com a noção de história nas tendências acadêmicas na contemporaneidade e deslocar algumas imagens de práticas de memórias prevalecentes nas pesquisas no campo historiográfico e educacional. Com essas reflexões, buscamos refletir sobre uma acepção de memória como meio de produção de conhecimentos históricos e educacionais, inspirada nas produções do filósofo, ensaísta, crítico-literário, poeta e tradutor alemão Walter Benjamin, com o intuito de construir alternativas em relação as práticas de memória, a contrapelo de tendências historiográficas e educacionais hegemônicas.

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Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Unespar- Universidade Estadual do Paraná
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, mestre e graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Mestrado da Unespar em História Pública Membro do grupo de pesquisas Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória, vinculado ao Centro de Memória da Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), vinculado à Faculdade de Educação dessa mesma universidade, e do grupo de pesquisa Rastros da Universidade São Francisco.
Publicado
2020-07-15