Memórias Como Meio de Produção de Conhecimentos Históricos
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a acepção de memória na relação com a noção de história nas tendências acadêmicas na contemporaneidade e deslocar algumas imagens de práticas de memórias prevalecentes nas pesquisas no campo historiográfico e educacional. Com essas reflexões, buscamos refletir sobre uma acepção de memória como meio de produção de conhecimentos históricos e educacionais, inspirada nas produções do filósofo, ensaísta, crítico-literário, poeta e tradutor alemão Walter Benjamin, com o intuito de construir alternativas em relação as práticas de memória, a contrapelo de tendências historiográficas e educacionais hegemônicas.
Publicado
2020-07-15
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.