Aplicação do Método da Valoração Contingente (MCV): Estudo de Caso do Mural “AS PROFISSÕES” de Aldo Locatelli um patrimônio da UFRGS

  • Roberto Limia Fernandes UFRGS
  • Judite Sanson Bem Universidade LaSalle - UNILASALLE
  • Moisés Waismann

Resumo

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há um conjunto de bens artísticos e culturais que apresentam registro de patrimonialização incompletos por não terem valor de mercado. Entre outros há um conjunto de obras de Aldo Locatelli.  O objetivo deste trabalho é mensurar, sob a ótica do método da valoração contingente, o bem cultural - Mural “As Profissões” de importância artística, institucional e patrimonial situado na Sala do Conselho Universitário da UFRGS. Para tanto, a metodologia utilizada foi a investigação descritiva, documental e bibliográfica em fontes primárias e secundárias, aplicando um questionário semi-estruturado para o levantamento e análise de dados estatísticos, conciliando abordagens quali-quantitativa. Os resultados alcançados sugerem, fortemente, que a população pesquisada entende a importância da valoração econômica e apóia e preservação do patrimônio cultural, aqui representado pelo “Mural” da UFRGS. Além disso, os resultados abrem perspectivas para a aplicação do modelo aos demais bens patrimoniais culturais públicos da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.

Biografia do Autor

Roberto Limia Fernandes, UFRGS
Mestre em Memória Social e Bens Culturais, Doutorando em Economia UFRGS
Judite Sanson Bem, Universidade LaSalle - UNILASALLE
Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doc. em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano. Economia do Trabalho. Em 2018 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS para realizar seu pós-doc no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS.
Moisés Waismann
Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle Membro do grupo de pesquisa de Estratégias Regionais. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.
Publicado
2020-07-15