A modernização da cidade de Anápolis e a repercussão no seu Centro Pioneiro

  • Ana Caroline Caixeta Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Milena d'Ayala Valva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esse artigo tem como tema central o processo de modernização da cidade de Anápolis diante de sua importância na dinâmica regional do território goiano, visto que sua localização geográfica estratégica foi fator determinante para seu desenvolvimento econômico e crescimento desde o início do século XX. Nesse sentido, a intenção não é apresentar como o processo de modernização se efetivou, mas, compreender a maneira como os principais marcos dessa dinâmica econômica política e social repercutiram no espaço intraurbano de Anápolis e, em que medida, contribuiu para o enfraquecimento da hegemonia do Centro Pioneiro da cidade. Assim serão evidenciados ao longo do texto os benefícios da localização de Anápolis, os principais elementos estruturadores que permitiram-na assumir o caráter de cidade moderna, a reestruturação do espaço intraurbano ao longo do processo de modernização e as mudanças em relação o Centro Pioneiro, que afetou aspectos físicos e, principalmente, as marcas do passado presentes ali.

Biografia do Autor

Ana Caroline Caixeta Silva, Universidade Estadual de Goiás
Arquiteta e Urbanista, mestre em Ciências Sociais e Humanidade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e expressões culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós graduação em Gestão Pública, também pela UEG.
Milena d'Ayala Valva, Universidade Estadual de Goiás
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Projeto, Espaço e Cultura pela Universidade de São Paulo (2011) com estágio no IUAV-Veneza (2008-2009). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).
Publicado
2020-01-30