A modernização da cidade de Anápolis e a repercussão no seu Centro Pioneiro

  • Ana Caroline Caixeta Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Milena d'Ayala Valva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esse artigo tem como tema central o processo de modernização da cidade de Anápolis diante de sua importância na dinâmica regional do território goiano, visto que sua localização geográfica estratégica foi fator determinante para seu desenvolvimento econômico e crescimento desde o início do século XX. Nesse sentido, a intenção não é apresentar como o processo de modernização se efetivou, mas, compreender a maneira como os principais marcos dessa dinâmica econômica política e social repercutiram no espaço intraurbano de Anápolis e, em que medida, contribuiu para o enfraquecimento da hegemonia do Centro Pioneiro da cidade. Assim serão evidenciados ao longo do texto os benefícios da localização de Anápolis, os principais elementos estruturadores que permitiram-na assumir o caráter de cidade moderna, a reestruturação do espaço intraurbano ao longo do processo de modernização e as mudanças em relação o Centro Pioneiro, que afetou aspectos físicos e, principalmente, as marcas do passado presentes ali.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Caixeta Silva, Universidade Estadual de Goiás
Arquiteta e Urbanista, mestre em Ciências Sociais e Humanidade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e expressões culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós graduação em Gestão Pública, também pela UEG.
Milena d'Ayala Valva, Universidade Estadual de Goiás
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Projeto, Espaço e Cultura pela Universidade de São Paulo (2011) com estágio no IUAV-Veneza (2008-2009). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).
Publicado
2020-01-30