Patrimônio Cultural, Festas e Lutas Políticas em Comunidades Quilombolas de Mato Grosso

  • Manuela Areias Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Luciano Silva Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a relação entre festas, patrimônio cultural e lutas políticas por meio das festividades realizadas em comunidades quilombolas mato-grossenses, como as de São Benedito e São Gonçalo, dos Quilombos São Benedito e Coitinho, localizados no município de Poconé, e as de São Benedito, dos Quilombos Morro do Cambambi e Itambé, situados em Chapada dos Guimarães. As pesquisas sobre essas festividades desenvolveram-se entre 2016 e 2017 em trabalhos de campo. Foram realizadas entrevistas – focalizando as memórias e narrativas quilombolas sobre os territórios de ocupação tradicional e suas práticas culturais –, filmagens e consultas de documentos manuscritos e impressos.

Biografia do Autor

Manuela Areias Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Historiadora (Doutora em História pela UFRJ) e Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).Atualmente é representante do GT "Emancipações e Pós-Abolição" (GETEP - seção Centro-Oeste) da Associação Nacional de História (ANPUH - Brasil)
Luciano Silva, Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Arqueólogo, Historiador (Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL) e Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente é membro do ICOMOS – Brasil e presidente da Associação de Pesquisa Xaraiés.
Publicado
2020-01-30