A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, Brasil: devoção popular e Memória Cultural

  • Alessandra Buriol Farinha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Fabio Vergara Cerqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Resumo

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, Rio Grande do Sul, Brasil, ocorre desde o ano de 1811. É uma tradição luso-brasileira herdada de açorianos que ocuparam o território em meados do século XVIII. O objetivo principal deste artigo é destacar alguns elementos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, considerando, além dos aspectos históricos, a memória viva, importante referência que reforça identidades sociais, utilizando principalmente os conceitos de “memória cultural” e “memória comunicativa”, conforme a teoria de J. Assmann (2006). Pode-se afirmar que a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, por seus aspectos relacionados ao lugar, tais como as técnicas de trabalho ligadas a atividades primárias, como agricultura e pesca, proporcionam uma “intimidade” com os elementos naturais, além de um sentimento de súplica e gratidão pela fecundidade do solo e das águas, passíveis de compreensão por meio da Teoria da Dádiva, de Marcel Mauss.

Biografia do Autor

Alessandra Buriol Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Bacharela em Turismo, Especialista em Patrimônio Cultural - Conservação de Artefatos pelo Instituto de Artes e Desing. Mestra e Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas - Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Jaguarão. Atua em pesquisas com ênfase em Turismo, Memória, Patrimônio Cultural, Religiosidade, Festas, Devoção e Turismo, Patrimônio Cultural e Turismo, História do Turismo e Cemitérios como lugares de fruição, lazer e Turismo.
Fabio Vergara Cerqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Bolsista Fundação Humboldt/Alemanha - modalidade Pesquisador Experiente - Arqueologia Clássica (2014-2017) e integrante da diretoria do Clube Humboldt do Brasil. Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). . Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Leciona nos cursos de História Licenciatura e Bacharelado, Antropologia/Arqueologia Bacharelado. Entre 2006 e 2009, professor do Mestrado em Ciências Sociais. Desde 2007, professor permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e, desde 2009, do Mestrado em História. Nesta universidade, foi diretor do Instituto de Ciências Humanas por dois mandatos (2002-2010), coordenador do Curso de História (2000-2002), coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (2001-2012) e do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006), integrando ainda a coordenação do Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga (desde 2011) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). Foi Presidente (2001-2003) e Vice-Presidente (2004-2005) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, tendo sido Presidente do V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), realizado em 2003. Foi coordenador nacional do GT de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH) entre 2007 e 2008. Integra os conselhos editoriais dos seguintes periódicos: Dimensões. Revista de História (UFES); Metis (UCS); Cadernos do LEPAARQ. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio (UFPEL); Justiça & História (Tribunal de Justiça do RS); Memória em Rede (UFPel); Patrimônio e Memória (UNESP); Plêthos (UFF); Romanitas (UFES) e Classica. Revista da SBEC. Experiência na área de História, ênfase em Arqueologia Histórica e Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: música, arqueologia, antiguidade clássica, história antiga e iconografia. Dedica-se ainda às áreas de Memória Social e Patrimônio Cultural, bem como à gestão museológica. Pesquisou junto a instituições estrangeiras, tais como Centre Jean Bérard / École française de Rome - Nápoles e École française d'Athènes.
Publicado
2020-01-30