O bebedouro do Largo da Ordem e a disputa identitária na capital paranaense

  • Sandro Cavalieri Savoia Rede pública estadual de ensino SEED/PR
  • Felipe Borborema Cunha Lima Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumo

Subjacente a relação Patrimônio, História e Turismo, esse estudo é proveniente da inquietação dos pesquisadores quanto a um conjunto de equipamentos urbanos e bens patrimoniais da capital paranaense, tomados em análise como território de disputas identitárias. Partindo da Linha Turismo e da Linha Preta a pesquisa objetiva analisar o Bebedouro do Largo da Ordem e seu papel na construção da imagem síntese de Curitiba. A metodologia adotada foi bibliográfica e documental, bem como foi realizado um trabalho de campo com visita aos pontos turísticos da cidade, a fim de se inserir no cenário da urbe curitibana e fazer uma coleta de registros escritos e fotográficos. Os resultados apontam que as disputas identitárias em torno dos vetores de memória nos mostram que tão expressivo quanto o ocultamento da presença negra quando da escrita da cidade é a visibilidade de seus bens patrimoniais associado a memória de outros imigrantes.

Biografia do Autor

Sandro Cavalieri Savoia, Rede pública estadual de ensino SEED/PR
Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE). Professor da rede pública estadual de ensino SEED/PR. Formado em História pela UFPR. Professor da rede pública estadual de ensino SEED/PR.
Felipe Borborema Cunha Lima, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Professor Colaborador do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Estágio Pós-Doutoral em Patrimônio Cultural e Turismo com bolsa PNPD/CAPES. Doutorado e Mestrado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. Bacharel em Tursimo pela FACISA.
Publicado
2021-07-15