Memórias da seca no semiárido nordestino: registro vivo na contemporaneidade

  • Vânia Maria Pessoa Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-8936-274X
  • Bertulino José de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Gomes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Themis Cristina Mesquita Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

A partir de pesquisas realizadas em torno das memórias, esse trabalho tem como objetivos colher narrativas de pessoas mais velhas quanto ao fenômeno da seca (retirantes ou não) e conhecer a percepção delas em relação à convivência com esse período de estiagem. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que empregou a técnica de História Oral, proposta por Thompson (2002), com base nos estudos sobre memória coletiva de Halbwachs (2013). Os depoentes descreveram cirurgicamente o cenário do enfrentamento das estiagens na figura do trabalho árduo, da dependência das políticas públicas, da imigração, da fome e das mazelas sociais decorrentes da escassez de água. Conclui-se, que as políticas públicas ensejaram mudanças significativas no percurso das sucessivas estiagens, através de medidas implantadas pelos governos, porém, com redução tímida dos impactos sobre a população acometida pelos danos das secas no semiárido nordestino, e por que não dizer, no município de São Miguel/RN.

Biografia do Autor

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas Ciências Humanas e Sociais com ênfase na formação de Professores, na orientação de estudos. Aluna Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX 2019 a 2020, através do Projeto Mana: Atividade física e dinâmicas de interação com usuários do CAPS -Centro de Atenção Psicossocial de Pau dos Ferros. 5º Edição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN. Voluntária do Projeto de Pesquisa: Memória Social, Políticas Públicas e Estratégias Locais de Enfrentamento da Seca. Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN.
Bertulino José de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra - Portugal(2013). Estágio doutoral (2011) Universitè Paris Oueste Nanterre La Défense - Paris X. Professor Adjunto IV com Dedicação Exclusiva na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Curso de Educação Física do CAMEAM. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Planejamento e Dinâmicas Territoriais - Plandites. Foi docente da Pós Graduação(especialização) da FAL - Faculdades de Natal, Faculdades Integradas de Patos - FIP e da UAB-IFRN (Educação a distância). Tem experiência nas Ciências Humanas e Sociais com ênfase nas relações e na atenção à saúde. Preocupa - se com questões relacionadas à qualidade de vida, estruturação do pensamento e saúde mental, tema que investiga atualmente. Investe na literatura e cinema como ferramentas para dialogar com a abordagem do transtorno mental sob diferentes aspectos. Ainda, orientou trabalhos acadêmicos nos seguintes temas: processos educacionais, interdisciplinaridade - ciência - cultura, literatura, estratégias educacionais, cultura, educação, educação física e saúde mental, e orienta PIBIC institucional voltado para a problematização de emergências locais no Alto Oeste Potiguar em Saúde - sofrimento psíquico e saúde mental. Coordenou pesquisa sobre a cultura do futebol analisando: tecnocultura, emoção e transformação social tendo como escopo a Antropologia - Imaginário no esporte. Atualmente dedica-se à investigações no campo da Antropologia do Corpo e da Saúde, sobretudo na perspectiva do planejamento de ações que minimizem os impactos do adoecimento no trabalho. Pesquisador - bolsista da Rede Cedes RN. Foi líder e é atual membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN e coordena a linha de pesquisa Esporte, Sociedade e Políticas Públicas do Semapa/UFRN. Coordenou o Programa de Extensão Movimentus: Arte, cultura, educação, saúde e qualidade de vida.
José Gomes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
José Gomes Ferreira
É licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). É igualmente mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo mesmo Instituto. É doutorado em Ciências Sociais, especialidade de Sociologia, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com a tese Saneamento básico: factores sociais no insucesso de uma política adiada. O caso do Lis.
No Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa faz parte da equipa do Observa. Observatório de Ambiente, Território e Sociedade e do Grupo de Investigação de Ambiente, Território e Sociedade. Tem colaborado em diversos projectos de investigação sobretudo focados na temática ambiental e em particular sobre as questões da água e saneamento, 
É atualmente professor visitante do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professor na Graduação em Gestão de Políticas Públicas e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Integra o grupo de pesquisa SEMAPA - Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental, na UFRN, do grupo de pesquisa em Comunicação, Ciência e Meio Ambiente (Preserv-Ação) da Universidade Federal do Pará e do Grupo de Pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento – GEPPEDES/UFES. Atua em particular na linha de pesquisa Semiárido e Sustentabilidade, atualmente através dos projetos "Convivência com a seca. Acesso à água e controvérsia pública na transposição do rio São Francisco", "Memória social, políticas públicas e estratégias locais de enfrentamento da seca" e "Indicadores e estratégias de desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte"
Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Educação Física (ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutorado em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) Pós Doutorado (2017) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/RN). Atuou no período de 2012 a 2014 na Secretaria de Saúde Publica do Rio Grande do Norte (SESAP) junto ao Programa Estadual em DST, Aids e Hepatites Virais. Atua na formação de profissionais de Saúde como colaboradora. É socio colaboradora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Coordena o projeto de extensão Observatório da Saúde na UERN, principalmente no desenvolvimento das atividades da academia da saúde para grupos especiais no CCUERN. Atualmente esta vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido PLANDITES/ CAMEAM/ UERN. Estuda a relação entre as práticas corporais e os indicadores de saúde, HIV/Aids, Políticas de Saúde, Políticas de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Regional
Publicado
2021-07-15