A Memória do Tempo Presente do Jockey Club Pontagrossense

  • Fabiana Pelinson
  • Diego Petyk de Sousa
  • Érica Fernanda de Paula
  • Luane Guarneri Azambuja
  • Constantino Ribeiro de Oliveira Junior
  • Alfredo Cesar Antunes
  • Ricardo Vieiralves de Castro

Resumo

Considerando que a dinâmica de registro de memórias de práticas socioculturais vem sendo modificada pelo uso da Internet, objetivamos no presente trabalho identificar a memória do tempo presente do Jockey Club Pontagrossense. Para tanto, adotamos a pesquisa netnográfica no Twitter e identificamos quatro grandes movimentos relacionados ao Jockey Club Pontagrossense entre o período de 2006 a 2020, o que permite concluir que a memória do tempo presente das práticas turfísticas e dos seus locais de práticas são registradas por um público diferente do que acompanha o turfe. Assim, com os estudos das memórias do tempo presente de um público que não vivenciou as práticas turfísticas nos seus dias de glória, é possível revelar os novos significados e usos desses espaços.

Biografia do Autor

Fabiana Pelinson
Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Instituto Superior Litoral do Paraná. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa "Comunicação, educação e formações socioculturais", Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Linguagem e Educação (Meduc) e do membro do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG).
Diego Petyk de Sousa
Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Faculdade Cesumar de Ponta Grossa. Possui graduação em Educação Física Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí, Especialização em Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG).
Érica Fernanda de Paula
Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora colaboradora do Departamento de Educação Física da mesma instituição. Possui graduação em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG).
Luane Guarneri Azambuja
Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Curso de Direito da Universidade Santa Amélia (UNISECAL). Graduação em Direito pela UNISECAL, e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UNINTER, membro do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG).
Constantino Ribeiro de Oliveira Junior
Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotado no departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Mestrado e Doutorado, na área de Políticas Públicas e Cidadania. Líder do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG). Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Alfredo Cesar Antunes
Pós-doutorado em Psicologia Social pela UERJ (Bolsista Fundação Araucária/Pr). Professor Associado no Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Ciência do Desporto/Educação Física pela UNICAMP. Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP (Bolsista CNPQ). Graduação em Educação Física pela UNESP. Líder do grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade (UEPG).
Ricardo Vieiralves de Castro
Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) em História Social. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da UERJ - LABORE. possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação e Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2022-01-15