A paisagem religiosa da Companhia do Menino Jesus em Carmo do Rio Claro, Minas Gerais

Resumo

No município de Carmo do Rio Claro-MG evidencia-se a expressão do catolicismo popular, destacando-as celebrações associadas aos santos católicos. Nessa paisagem, entre os anos de 2019 e 2020, realizou-se através da pesquisa de campo, com a observação participante, o registro de uma série de imagens fotográficas que se apresentam numa perspectiva geopoética - antropológica visual, com objetivo de potencializar a capacidade de compreensão dos aspectos simbólicos-imagéticos que sustentam e dão sentidos a Companhia do Menino Jesus: manifestação de religiosidade popular presente no município desde 1929. Nesse sentido, a paisagem religiosa expressa pela Companhia do Menino Jesus apresenta em seus ritos distintos elementos performáticos, musicais, versos-trovas, dança, trocas simbólicas e laços de sociabilidade traduzidos na sequência por uma poética narrativa alicerçada na dialética textual-imagética reveladora de múltiplos sentidos vivenciados ao longo de suas jornadas.

Biografia do Autor

Fábio Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Gestão do Território pelo PPGEO-UEPG, Especialista em História, Arte e Cultura pelo PPGH-UEPG, Graduado (Bacharel e Licenciatura) em Artes Plásticas pela UFU, Integrante dos grupos de pesquisa CNPQ: Geografia e História: memória social e patrimônio cultural UEPG, Grupo de Práticas de Pesquisas Qualitativas em Geografia UEPG e do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino UFU, Atua como professor de Artes pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Artista Visual, suas pesquisas abarcam os seguintes temas: Arte - Educação, Paisagem, Bens Culturais, Antropologia Visual e Folias de Reis.
Leonel Brizolla Monastirsky, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente na Universidade Estadual de Ponta Grossa –PR.
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Especialista em Geografia Humana pela Unicentro (1991), licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984). Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa: Programa de Pós-graduação em Geografia e Departamento de Geociências. Áreas de atuação: Geografia Social e Cultural, Geografia Histórica (memória social, patrimônio cultural, história da cidade, planejamento urbano e turismo). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq/UEPG): Geografia e História: Patrimônio Cultural e Memória Social. Presidente da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (COMPAC) – UEPG.
Publicado
2022-07-25