Encruzilhadas encantadas pelo saber tradicional: o patrimônio da saúde umbandista em perspectiva

  • Janaina Gonçalves Hasselmann Univille
  • Roberta Barros Meira Universidade da Região de Joinville
  • Dione da Rocha Bandeira Univille

Resumo

Problematizar a história dos saberes e das memórias análogos à umbanda é dialogar com seus patrimônios que envolvem uma complexa medicina baseada na intervenção de guias espirituais cujos protocolos de saúde circundam em folhas, banhos, liturgia, entre outros cuidados populares. Iniciamos a discussão localizando na literatura a trajetória da umbanda no universo afro-religioso. A pesquisa está centrada no reconhecimento dos saberes tradicionais como técnicas que envolvem processos de ensino-aprendizagem dialogando especificamente com o patrimônio da saúde. Igualmente, busca trazer para o centro da discussão a formação de uma identidade cultural. Consideramos que os saberes são dotados de referências culturais e históricas. Nesse sentido, pretendemos analisar a transmissão e a recepção de conhecimentos produzidos por uma experiência singular que são possíveis de acionamento por meio de saberes tradicionais. Ademais, procuramos trazer a lume a pedagogia dos saberes tradicionais que constituem a identidade religiosa dos umbandistas.

Biografia do Autor

Janaina Gonçalves Hasselmann, Univille
Graduada em História pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Mestra e doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade – Univille, Joinville - Brasil.
Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville
Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutoradoem História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural eSociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville Univille.Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticasagrícolas.
Dione da Rocha Bandeira, Univille
Arqueóloga, bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Antropologia Social pela UFSC e doutora em História pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE, Joinville - Brasil
Publicado
2022-07-25