A Preservação do Material Rodante Ferroviário no Brasil

  • Ewerton Henrique Moraes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eduardo Romero Oliveira
  • Silvia Helena Facciola Passarelli

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da tese Analise Multicritérios para Novos Trens Turísticos no Brasil. Com base em fontes documentais, especialmente, os processos de tombamento do IPHAN, apresenta um panorama sobre as proteções do patrimônio ferroviário no Brasil e detalha dificuldades nas práticas oficiais para preservação dos bens móveis. Entre os resultados apresenta os limites da ferramenta do tombamento para este tipo de bens e identifica um importante conflito na política de preservação: uma disputa entre a preservação estática e as ações para preservação em movimento.

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Biografia do Autor

Ewerton Henrique Moraes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Professor Substituto do Curso de Turismo da UNESP (Campus de Rosana). Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Bacharel em Turismo. Doutorando em Planejamento e Gestão do Território.
Eduardo Romero Oliveira
Livre-docente em Patrimônio Cultural (UNESP), Doutor em Filosofia (USP), Mestre em História (USP), graduado em História (UNICAMP). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho (2010), Universidade de Birmingham/Ironbridge International Institute for Cultural Heritage (2015). Foi professor visitante Master Erasmus MundusTechniques, Patrimoine, Territoires de l`Industrie, na Université Paris I Pantheon Sourbonne (2019). Desde 2004 é professor na UNESP, na graduação (Assis), na Pós-Graduação de História Social (Assis) e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Bauru)
Silvia Helena Facciola Passarelli
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado e Doutorado pela mesma Instituição (1995 e 2005) e Pós-Doutorado pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UniversidadeFederal do ABC desde 2011.
Publicado
2022-07-25