Transmissão e reconhecimento do patrimônio industrial adquirido pela UFPel: caminhos para sua musealização

  • Ana María Sosa González
  • Amilcar Oliveira Alexandre Rosa
  • André Alves Silva
  • Rafaela May Amaral

Resumo

As iniciativas locais de preservação do patrimônio industrial estão associadas ao processo de desindustrialização da cidade de Pelotas. Neste artigo, analisa-se a preservação e reutilização levada a cabo nos antigos prédios industriais adquiridos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica em trabalhos que tratam do desenvolvimento econômico e das transformações sociais locais (a maioria, produto de pesquisas de professores e estudantes da universidade), além de visitas aos espaços em que funcionavam as indústrias. Em um segundo momento, foram utilizados relatos de participantes envolvidos direta ou indiretamente no trabalho nas indústrias e de quem acompanhou inicialmente a ocupação de alguns desses espaços por parte da universidade. Por fim, apresenta-se o material produzido para o site e redes sociais do projeto “Memória, identidade e patrimônio industrial adquirido pela UFPel: memória dos lugares de produção industrial e suas possibilidades de pesquisa a partir do trabalho com as comunidades”, cuja principal finalidade é dar a conhecer ao mais amplo público a história e trajetória dos locais para construir e divulgar o conhecimento sobre eles, promovendo a valorização do patrimônio industrial da cidade no presente. Entende-se que este é um dever da universidade: produzir, registrar e difundir conhecimento e preservar a memória como caminhos iniciais no processo de musealização do patrimônio industrial de Pelotas.

Biografia do Autor

Ana María Sosa González
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel.
Amilcar Oliveira Alexandre Rosa
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Jornalista, licenciado em Filosofia e bacharel em Direito.
André Alves Silva
Graduando de Bacharelado em História pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (ano de ingresso: 2020). Bolsista no Programa de Bolsa de Iniciação à Pesquisa em Áreas Estratégicas – PBIP-AE/UFPel (março 2022 – agosto 2022).
Rafaela May Amaral
Graduanda no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (Ano de ingresso: 2020). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq (Ingresso: set/2021).
Publicado
2022-07-25