Vivências e memórias, poéticas de afetos [re]experienciadas em referência aos fenômenos paisagísticos de Carmo do Rio Claro - Minas Gerais

Resumo

O presente artigo é um exercício de cruzamentos poéticos-artísticos-geográfico. Desse modo, a problemática proposta para essa prática direciona-se à compreensão de fenômenos paisagísticos vivenciados na cidade de Carmo do Rio Claro-MG, através de experiências de mundo encarnadas em obras de arte. Como objeto de reflexão e fundamentação teórica-metodológica, propõe-se o recorte de caminhos-questionamentos-proposições traçados pela geografia humanista em diálogo com a arte e a fenomenologia, cujo interesse de discussão, sobressai sobre as categorias espaciais de paisagem e lugar. Nesse direcionamento, o presente trabalho não se trata de um exercício poético focado num ‘produto final’, de um objeto fixo, mas de um exercício processual e relacional que se converge numa proposta metodológica de articulação da paisagem como um modo de ver e sentir e, que fundamenta uma ontologia geográfica de Carmo do Rio Claro no entrecruzamento da vida e a criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Gestão do Território pelo PPGEO-UEPG, Especialista em História, Arte e Cultura pelo PPGH-UEPG, Graduado (Bacharel e Licenciatura) em Artes Plásticas pela UFU, Integrante dos grupos de pesquisa CNPQ: Geografia e História: memória social e patrimônio cultural UEPG, Grupo de Práticas de Pesquisas Qualitativas em Geografia UEPG e do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino UFU, Atua como professor de Artes pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Artista Visual, suas pesquisas abarcam os seguintes temas: Arte - Educação, Paisagem, Bens Culturais, Antropologia Visual e Folias de Reis.
Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). Atualmente é professor Adjunto D na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia presencial, entre 2013-2015 coordenou os trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância (UAB/UEPG-2013-2015). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (Mestrado em Gestão do Território e Doutorado em Geografia). Foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2016; 2018-2020). Foi editor de Área da Revista Terr@ Plural (set 2018 a 2019). Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia (2019-2021). Hodiernamente é o Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia na modalidade EAD (início janeiro de 2021). Atualmente desenvolve pesquisas em interface entre Geografia Cultural, Geografia Social, História e Epistemologia da Geografia, enfocando prioritariamente pesquisas qualitativas.Possui curiosidades de investigação em movimentos urbanos de resistências, entre outros fenômenos que nutram um diálogo com a "sociogênese" dos conhecimentos geográficos (diálogos de saberes, Geografia do Conhecimento, Geografia e Estética), relações de poder e campo científico.
Publicado
2023-07-16