Expedição historiográfica ao Quixadá

abandonos e recomeços do seringal/cidade cenográfica que se tornou sítio histórico em declínio

  • PhD. Reginâmio Bonifácio de Lima Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0001-9733-6237
  • MsC. Elizabete do Nascimento Cavalcante universidade Federal do Acre
  • MsC. Arivaldo D'Avila de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • MsC. Regineison Bonifácio de Lima Universidade Federal do Acre

Resumo

O Sítio Histórico do Quixadá foi construído na sede de um dos seringais tradicionais acreanos, utilizados como unidade de produção extrativa de látex desde antes da chamada “Revolução Acreana”. Na antiga sede do seringal, que fica a aproximadamente 20 km da Capital acreana, foi construída a mais bem estruturada das três cidades cenográficas utilizadas para as filmagens da minissérie global Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, exibida em 2007. Depois do encerramento das filmagens o espaço foi revitalizado. Um lugar onde a história dos seringais e a preservação da natureza poderiam ser observadas por quem intentasse fazer trilhas, passear de barco, relaxar ou mesmo, se hospedar e passar a noite em meio à floresta amazônica. Com o passar dos anos, a falta de manutenção aliada a ausência de políticas públicas de fomento à valorização e preservação do patrimonial histórico-cultural da localidade fez com que o sítio se transformasse em ruínas. Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Quixadá; Sítio Histórico.

Biografia do Autor

PhD. Reginâmio Bonifácio de Lima, Universidade Federal do Acre
Professor de História na Universidade Federal do Acre. Pós-Doutorando em Patrimônio Histórico (PPGH) na PUCRS. Doutor em História na PUCRS. Membro da Academia Acreana de Letras. E-mail: reginamio.lima@ufac.br.
MsC. Elizabete do Nascimento Cavalcante, universidade Federal do Acre
Professora de Geografia na Universidade Federal do Acre. Doutoranda em Geografia na Universidade de Rondônia. E-mail: elizabete.cavalcante@ufac.br.
MsC. Arivaldo D'Avila de Oliveira, Universidade Federal do Acre
Professor de Geografia na Universidade Federal do Acre. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFAC. E-mail: arivaldo.oliveira@ufac.br.
MsC. Regineison Bonifácio de Lima, Universidade Federal do Acre
Professor de História na Universidade Federal do Acre. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Privada María Serrana. E-mail: regineison.lima@ufac.br
Publicado
2024-01-24