O “silêncio” dos erveiros: patrimônio cultural e turismo no mercado Ver-o-Peso/Pa

  • Khalla Ribeiro Tupinambá
  • Maria Lúcia Bastos Alves
  • Josenildo Campos Brussio

Resumo

Este estudo versa sobre os erveiros do Mercado Ver-o-Peso, em Belém/PA, que dominam o saber das ervas,produzindo os produtos para cura dos males do corpo e da alma. Entretanto, o ofício das ervas tem seu valor enquanto alteridade local subjulgada, ao ser esse ofício representado como atrativo exótico autêntico, palatável ao fluxo turístico, visitado como uma vitrine do Ver-o-Peso, enquanto cartão postal. Portanto, este trabalho  visa a rastrear a memória oral  dos erveiros, bem como seus desdobramentos enquanto legado de resistência ao discurso hegemônico patrimonial e turístico do mercado. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada antes e pós pandemia. Na primeira fase foi realizada análise qualitativa da natureza da arte dos erveiros, enquanto na segunda foi realizado um estudo  etnográfico, concatenado com a história oral. Entre os resultados, foi possível discutir uma proposta alternativa de patrimônio, germinada pelos constructos antropológicos, em que o olhar dos erveiros enquanto “outros” é trazido para o centro do debate.  

Biografia do Autor

Khalla Ribeiro Tupinambá
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2006) e Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC (2012) e Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. É docente no quadro efetivo do curso de Gestão em Negócios e Turismo a Universidade Federal do Tocantins-UFT/Campus Araguaína.
Maria Lúcia Bastos Alves
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-doutorado pela University of Roehampton, UK. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós Graduação em Turismo (Mestrado e Doutorado). Desenvolve, desde a década de 1980, pesquisas relacionadas à sociologia da religião, religiosidades e culturas populares. Tem experiência na área de Metodologia e Métodos de Pesquisa Social, Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e religiosidades, turismo, cultura, patrimônio e família. Atualmente coordena a Rede de Pesquisa em Turismo Religioso-NE em parceria com os professores/pesquisadores e colaboradores de nove estados do Nordeste brasileiro.  
Josenildo Campos Brussio
Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado II do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.  
Publicado
2023-07-16