Transformação digital e preservação do patrimônio documental:
reflexões considerando o acervo acadêmico de ensino em saúde da ENSP/Fiocruz.
Resumo
Normativas publicadas pelo Ministério da Educação do Brasil, entre 2017 e 2022, sobre acervos acadêmicos e o contexto da pandemia de covid-19 impulsionaram reconfigurações de processos acadêmicos para o meio digital. A transformação digital traz desafios para a preservação documental. Convidamos a pensar em documentos acadêmicos como fontes para a história da educação, reconhecendo sujeitos, práticas, temáticas e, sobretudo, grupos invisibilizados que integram os processos. Consideramos os resultados da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Apresentamos as reflexões da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em diálogo com a temática "Crise de Sentido: memória, educação patrimonial e ressignificação do vivido”. Políticas que valorizam estratégias democráticas podem garantir que documentos, independentemente do suporte, sejam preservados de forma acessível e inclusiva.