Museus do Seridó Potiguar: possibilidades de Apropriação pelo Turismo Cultural

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). http://orcid.org/0000-0002-3906-5448
  • Maria Edicleide da Silva Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo apresentado tem o objetivo de identificar possibilidades de apropriação dos museus da Região do Seridó potiguar pelo Turismo Cultural. Para atender ao objetivo geral, foram mobilizados como objetivos específicos: realizar o levantamento e a sistematização dos museus presentes na Região do Seridó potiguar; construir um quadro informativo sobre os museus, a partir de um questionário aplicado às gestoras e gestores e; identificar possibilidades de apropriação dos museus a partir de atividades do turismo cultural. A pesquisa tem caráter interdisciplinar, articulando História Cultural, Turismo Cultural e Museologia, articulados a partir dos estudos sobre patrimônio cultural, museus e cidades. Os resultados são parciais, mas já evidenciam a possibilidade de articulação dos museus na construção de roteiros culturais tanto para turistas quanto para visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.
Publicado
2024-07-29