História e memória ou abandono e esquecimento?

O caso do acervo da antiga Escola Normal de Niterói

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discutir a importância dos arquivos escolares tanto para a pesquisa em História da Educação quanto para o ensino na educação básica.  A história da Escola Normal de Niterói e a construção do seu prédio insere-se no contexto de transformações do território urbano, no início do século XX. Compreendido como importante patrimônio que integra o conjunto arquitetônico da Praça da República, em Niterói, o prédio abriga um importante patrimônio documental. A documentação referente ao funcionamento da antiga Escola Normal, composta por fontes consideradas raras, encontra-se atualmente sob a guarda do Liceu Nilo Peçanha. O patrimônio documental não tem valor mercadológico, contudo abarca inestimável valor para a memória e para história da educação no Brasil. No contexto atual de crise do capitalismo, a educação consolidada na forma escolar sofre ataques, tanto por objetivos ideológicos, quanto econômicos. Sua memória é arrastada para a destruição.

Biografia do Autor

Claudia Alves, Universidade Federal Fluminense
Professora Titular de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Presidente a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.
Cristiane Kozlowsky, Universidade Federal Fluminense
Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (2014). Em 2021, iniciou os estudos de doutorado no mesmo Programa de Pós-Graduação em Educação, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Experiente na área de História, com ênfase em História da Educação, Ensino de História, História do Brasil República e História Cultural. Na área de pesquisa arquivística, possui experiência em arquivos escolares.
Publicado
2024-01-24