O Papel do Estado no Diálogo entre Patrimonialização e Educação Patrimonial

caso do Centro Histórico de Belém do Pará na Amazônia Brasileira

  • Magaly Barros Universidade Federal do Pará UFPA
  • Dra. Maria Goretti da Costa Tavares Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo objetiva discutir o papel do Estado na patrimonialização de objetos espaciais no Centro Histórico de Belém. Patrimonialização para o Estado se instaura no cruzamento de cadeias discursivas de interesse do próprio Estado e em registros incorporais do que não é considerado patrimônio, por mais que haja relevância social desses objetos e discursos e práticas. Deparamo-nos, então, como uma relação de poder reflexo de imposições originadas nas estruturas sociais formadoras da cultura. A Educação Patrimonial revela um campo de reflexão que possibilita às pessoas comuns certa consciência de sua realidade social, trazendo a importância patrimonial às suas ações cotidianas, relações pessoais, modos de vida, saberes, ofícios, desejos e memórias. No que diz respeito ao espaço urbano de Belém, as requalificações urbanas ocorridas no CHB criaram uma forma específica de atuação do Estado e da sociedade organizada.

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Publicado
2024-01-24