Turismo e educação
diálogos e ações pela cidadania
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão que se dá em torno das possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no estado do Rio de Janeiro. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo assim, o ensino para fora dos muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. No entanto, muitas das crianças e adolescentes, particularmente de escolas públicas, não têm a experiência de conhecerem os espaços de seu município que encantam visitantes. Esses espaços turistificados estão próximos geograficamente da maioria dos habitantes de um território, porém distantes socialmente. Com o objetivo de combater esse problema, defendemos o uso do Turismo Pedagógico com estudantes da educação básica, sobretudo das redes públicas, para que possam conhecer e reconhecer os espaços turistificados do seu território e, dessa forma, terem a oportunidade de se apropriar do patrimônio cultural e natural e de construir um entendimento crítico dos temas abordados em aula de maneira mais prazerosa.
Publicado
2024-01-24
Seção
Dossiê
Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.