Turismo e educação
diálogos e ações pela cidadania
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão que se dá em torno das possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no estado do Rio de Janeiro. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo assim, o ensino para fora dos muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. No entanto, muitas das crianças e adolescentes, particularmente de escolas públicas, não têm a experiência de conhecerem os espaços de seu município que encantam visitantes. Esses espaços turistificados estão próximos geograficamente da maioria dos habitantes de um território, porém distantes socialmente. Com o objetivo de combater esse problema, defendemos o uso do Turismo Pedagógico com estudantes da educação básica, sobretudo das redes públicas, para que possam conhecer e reconhecer os espaços turistificados do seu território e, dessa forma, terem a oportunidade de se apropriar do patrimônio cultural e natural e de construir um entendimento crítico dos temas abordados em aula de maneira mais prazerosa.