Turismo e educação

diálogos e ações pela cidadania

  • Marcela do Nascimento Padilha Professora Associada do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Viviane de Oliveira Lavandeira Professora das Redes Municipal e Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.
  • Vitor Stuart Gabriel de Pieri Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão que se dá em torno das possíveis contribuições do Turismo Pedagógico à promoção da cidadania e ao processo ensino-aprendizagem da educação básica pública no estado do Rio de Janeiro. Dialoga-se, para isso, com algumas autoras e autores que realizaram pesquisas envolvendo o Turismo e a Educação, estabelecendo relações entre esses campos no sentido de mostrar a importância de se incluir o território do cotidiano nos conteúdos trabalhados em sala de aula, transcendendo assim, o ensino para fora dos muros da escola e promovendo um processo ensino-aprendizagem mais lúdico e condizente com as características do território local. No entanto, muitas das crianças e adolescentes, particularmente de escolas públicas, não têm a experiência de conhecerem os espaços de seu município que encantam visitantes. Esses espaços turistificados estão próximos geograficamente da maioria dos habitantes de um território, porém distantes socialmente. Com o objetivo de combater esse problema, defendemos o uso do Turismo Pedagógico com estudantes da educação básica, sobretudo das redes públicas, para que possam conhecer e reconhecer os espaços turistificados do seu território e, dessa forma, terem a oportunidade de se apropriar do patrimônio cultural e natural e de construir um entendimento crítico dos temas abordados em aula de maneira mais prazerosa.
Publicado
2024-01-24