Sustentabilidade Territorial, Crise Global e Patrimônio

  • Márcio Piñon De Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Maria Costa Alves De Oliveira Universidade de São Paulo
  • Pablo Ciccolella UBA

Resumo

O presente dossiê tem como tema Sustentabilidade Territorial, Crise Global e Patrimônio. A proposição, tão cara à agenda de debates na atualidade, foi tema do VII Encontro Internacional da RIGPAC – RED INTERNACIONAL DE PENSAMIENTO CRÍTICO SOBRE GLOBALIZACIÓN Y PATRIMONIO CONSTRUIDO –, que se realizou em Arequipa, no Peru, de 06 a 08 de setembro de 2023.   Inspirado na referida temática, partimos do pressuposto de que estamos vivendo no planeta uma crise generalizada e multidimensional, sem precedentes, caracterizada pela banalização da forma mercadoria, que não só afeta o que somos como indivíduos, como espécie e como sociedade, como também impacta fortemente as relações que estabelecemos com o mundo e, através dele, com o Estado, com a sociedade, com o “outro”, assim como com a natureza e com os lugares e seus patrimônios, para além do tempo presente.

Biografia do Autor

Márcio Piñon De Oliveira, Universidade Federal Fluminense
Geógrafo e Professor Titular no Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal Fluminense, RJ/Brasil. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1999), e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010/2011), Paris/França. Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, principalmente nos seguintes temas: políticas urbanas, estudos sobre a metrópole, cidade e cidadania, território e territorialidade, patrimônio e memória urbana.
Claudia Maria Costa Alves De Oliveira, Universidade de São Paulo
Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense , Brasil. 
Pablo Ciccolella, UBA
Titular Regular de la FFYL, UBA. Profesor invitado en las Universidades de Sevilla, Sao Paulo, Frankfurt am oEIN, Heidelberg, Federal de Río Grande do Sul, Federal de Pernambuco; París III (Sorbonne Nouvelle), Autónoma de Manizales, Autónoma del Estado de México e Institut d' Etudes Politiques de París.
Publicado
2024-01-25