Diagnóstico situacional como subsídio para o plano museológico da Casa de Memória Edmundo Cardoso - CMEC

  • Dra Marta Rosa Borin UFSM
  • Jovana Souza de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

A presente produção está relacionada a pesquisa de Mestrado do curso de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural, da Universidade Federal deSanta Maria - UFSM, e traz uma abordagem das áreas de História, Patrimônio e Memória, evidenciando a importância em se manter e preservar museus comoimportantes espaços de memória, sejam as memórias coletivas ou individuais. Tem-se como exemplo, a Casa de Memória Edmundo Cardoso, sendo a mesma objetode pesquisa do referido trabalho no qual tem-se como foco realizar a elaboração Diagnóstico Situacional como Subsidio para o Plano Museológico da Casa deMemória Edmundo Cardoso – CMEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra Marta Rosa Borin, UFSM
Doutora em História (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS), Professora doDepartamento de Metodologia do Ensino, do Mestrado Profissional em História (UFSM); Professorado Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (UFSM) e do Programa de Pós-Graduaçãoem História – Mestrado e Doutorado (UFSM). Contato: marta.borin@ufsm.br Orientadora.
Jovana Souza de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Mestranda no programa de pós graduação em Patrimonial Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Franciscana (UFN), 2018. Com experiência na área de História, com ênfase em Patrimônio. Trabalha atualmente como Historiadora na instituição Casa de Memória Edmundo Cardoso, responsável pela organização do acervo museológico. Participou como aluna bolsista (PROBEX) na Casa de Memória Edmundo Cardoso atuando no Projeto de Extensão "Casa de Memória Edmundo Cardoso, CMEC: A Arte de Salvaguardar Coleções Museais (Santa Maria, RS)", durante o ano de 2013. Participou como aluna bolsista do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas (MHIF) desenvolvendo atividades relativas à conservação de acervos museológicos: higienização de fotografias, nos anos de 2013 e 2014.
Publicado
2024-07-29