Memória e identidade nos sistemas de manejo e de produção do município de Maricá - Rj

  • André Räbel UNIRIO
  • Richieri Antonio Sartori UNIRIO
  • Luiz Henrique Chad Pellon UNIRIO

Resumo

O presente artigo fará uma análise das transformações históricas recentes, que aconteceram no município de Maricá, localizado no estado do Rio de Janeiro, no âmbito dos sistemas de produção rural e do manejo dos recursos naturais. Tais mudanças, caracterizadas pela expansão urbana, a partir da década de 50, impactaram sobre as comunidades rurais do município, que sofreram, através do declínio da produção rural, uma desterritorialização. O artigo analisa este impacto, sobre a identidade e a memória da população rural e sobre a paisagem. Serão apresentados relatos coletados em campo e, a partir da contextualização histórica, será feita uma ponte com conceitos teóricos analisados através de uma discussão filosófica, como a memória, identidade e as suas relações com o trabalho, os processos produtivos e a paisagem. A partir da contextualização histórica e da discussão teórica sobre os conceitos filosóficos ligados às transformações históricas ocorridas no município, serão apresentadas as considerações finais.

Biografia do Autor

Richieri Antonio Sartori, UNIRIO
Doutor em Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais pelo PPG-ENBT/University of Puerto Rico em 2014. Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) no curso de Ciências Biológicas. Vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação da UNIRIO, ao Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio.
Luiz Henrique Chad Pellon, UNIRIO
Doutor em Enfermagem e Biociências (UNIRIO) em 2013. Professor Associado do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Professor permanente do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação (PPGEC-UNIRIO) e da Especialização em Permacultura (UFSC)
Publicado
2024-07-29