Repatriação virtual X repatriação física: avanços e limitações na descolonização museal

  • Karine Lima da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kimberly Terrany Alves Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A repatriação de bens culturais vem ganhando novos contornos e problemáticas nas últimas décadas. Entre elas, um conceito novo vem sendo atribuído à prática realizada em diversos projetos pelo mundo: as repatriações virtuais. O conceito de repatriação determina a devolução material de algo reivindicado ao seu território ou grupo originário, enquanto as repatriações virtuais são realizadas por meio da criação de produtos virtuais de amplo acesso. Este estudo propõe, a partir de um aporte teórico que entrelaça os campos da Antropologia, História e Museologia, abordar por meio de estudos de caso projetos que atuam como repatriações virtuais, no contexto nacional e internacional. Apontamos para as diferenças entre democratização de acesso por meio de produtos virtuais e os processos de repatriação em sua conceituação teórica e prática, evidenciando a necessidade de repensar a utilização do conceito de “repatriação” na perspectiva virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Lima da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em História e Museologia com Mestrado em História. Possui interesse nas temáticas relacionadas aos acervos museológicos e ao patrimônio cultural, especialmente sobre repatriação e restituição de bens culturais. Na área da Museologia possui experiência em assessoria e consultoria, com ênfase na elaboração e no desenvolvimento de Planos Museológicos.  
Kimberly Terrany Alves Pires, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestra em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Museologia e Técnica em Gestão Cultural. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase nos seguintes temas: Gestão Museológica, Comunicação, Documentação, Conservação preventiva, Educação em Museus, Pesquisa, Expografia, Expologia e Acessibilidade.
Publicado
2024-07-29