Repatriação virtual X repatriação física: avanços e limitações na descolonização museal

  • Karine Lima da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kimberly Terrany Alves Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A repatriação de bens culturais vem ganhando novos contornos e problemáticas nas últimas décadas. Entre elas, um conceito novo vem sendo atribuído à prática realizada em diversos projetos pelo mundo: as repatriações virtuais. O conceito de repatriação determina a devolução material de algo reivindicado ao seu território ou grupo originário, enquanto as repatriações virtuais são realizadas por meio da criação de produtos virtuais de amplo acesso. Este estudo propõe, a partir de um aporte teórico que entrelaça os campos da Antropologia, História e Museologia, abordar por meio de estudos de caso projetos que atuam como repatriações virtuais, no contexto nacional e internacional. Apontamos para as diferenças entre democratização de acesso por meio de produtos virtuais e os processos de repatriação em sua conceituação teórica e prática, evidenciando a necessidade de repensar a utilização do conceito de “repatriação” na perspectiva virtual.

Biografia do Autor

Karine Lima da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em História e Museologia com Mestrado em História. Possui interesse nas temáticas relacionadas aos acervos museológicos e ao patrimônio cultural, especialmente sobre repatriação e restituição de bens culturais. Na área da Museologia possui experiência em assessoria e consultoria, com ênfase na elaboração e no desenvolvimento de Planos Museológicos.  
Kimberly Terrany Alves Pires, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestra em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Museologia e Técnica em Gestão Cultural. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase nos seguintes temas: Gestão Museológica, Comunicação, Documentação, Conservação preventiva, Educação em Museus, Pesquisa, Expografia, Expologia e Acessibilidade.
Publicado
2024-07-29