Decolonizar museus e patrimônios: breve manifesto

  • Diego Lemos Ribeiro UFPel
  • Elizabete de Castro Mendonça Unirio
  • Camila A. de Moraes Wichers Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este dossiê, denominado “Decolonizar Museus e Patrimônios: Teorias e Práticas”, traduz-se como uma tomada de partido. Trata-se de uma provocação ao debate, que é ao mesmo tempo teórico, político, epistêmico e prático. Reveste-se, assim, de um compromisso com a ação, com a práxis que transcende a adoção de um pretenso discurso decolonial. Firma-se com esse conjunto de potentes artigos que compõe o dossiê uma estaca no tempo e no espaço, cujo desafio coletivo é demarcar a relevância de um movimento amplo que está em curso, que tem como norte os processos de decolonização de museus e patrimônios. Mais do que isso: é um potente condutor que retira as subalternidades da periferia e as empurra para o centro.

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Biografia do Autor

Diego Lemos Ribeiro, UFPel
Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT-UFF) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Universidade Federal de Pelotas desde 2008, onde atua como professor do Curso de Museologia, e docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, na mesma Universidade. Tem experiência na área de museologia, com enfoque nos processos de musealização do patrimônio arqueológico. Atualmente desenvolve trabalhos e orienta pesquisas na área de gestão e comunicação em museus, notadamente de acervos arqueológicos e etnográficos.
Elizabete de Castro Mendonça, Unirio
Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Economia da Cultural e Gestão Cultural pela Universidad de Valladolid. Mestra e Doutora em Artes Visuais - com ênfase na linha de pesquisa Imagem e Cultura - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada IV, com dedicação exclusiva, do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM/UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/UNIRIO-MAST). Tem experiência na área de Museologia, principalmente sobre temas relacionados à Musealização; Gestão do Patrimônio Cultural; Gestão de Coleções; Documentação em Museus; Museu; Conhecimentos Tradicionais e Patrimônio Imaterial.
Camila A. de Moraes Wichers, Universidade Federal de Goiás
Mestra e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), bem como doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Docente Adjunta na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG), no Bacharelado em Museologia e como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG). Tem interesse na área de teoria e comunicação museológica; musealização da arqueologia; crítica feminista da ciência; representação nos discursos museais e patrimoniais; coleções indígenas e interculturalidade.
Publicado
2024-07-28