Ooloda/Urutú, o patrimônio material, imaterial e cultural do povo indígena Medzeniako

saberes, a arte ancestral e científica do povo.

  • Tatiana de Lima Pedrosa Santos UEA-AM
  • Ronaldo Garrido PPGICH/UEA

Resumo

O artigo visa contribuir com o fortalecimento e preservação da Memória Cultural e ancestral  do povo Medzeniako. A relevância da cestaria Ooloda/Urutú para o povo indígena, caminha  na sua produção, significado e valorização. É patrimônio cultural e material do povo, tem sido  fundamental na vida de homem e mulher Medzeniako. O relato deste conhecimento faz o  trabalho ser uma referência para o fortalecimento, prática, produção e valorização do  Ooloda/Urutú Medzeniako. A relevância também se justifica por buscar registrar o  significado e uso ancestral da cestaria Ooloda/Urutú entre os Medzeniako. Vale ressaltar que, para o povo indígena, o relato do conhecimento é relevante por ser uma estratégia para  valorização e fortalecimento da cultura. Neste sentido, este artigo foca exatamente em ser  meio de fortalecimento e (re) existência cultural do povo Medzeniako através da “produção da  cestaria Ooloda/Urutú.”. Este trabalho aconteceu por meio do diálogo e registro de informações junto aos produtores da cestaria Ooloda/Urutú. Em conjunto, foi possível  realizar e definir o sentido às experiências relatadas e identificar aspectos voltados à memória oral e cultural em relação à técnica da produção da cestaria Ooloda/Urutú, sua relevância,  significado cultural e patrimonial para os Medzeniako.

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Biografia do Autor

Tatiana de Lima Pedrosa Santos, UEA-AM
Arqueologia/Cultura Material
Ronaldo Garrido, PPGICH/UEA
ADZANEENI, nome na língua Medzeniako (Baniwa), Ronaldo Jose Garrido, na língua portuguesa, trabalhou como agente Indígena de saúde pelo DISEI/FOIRN alto rio negro e serviu ao exército brasileiro. É membro do movimento indígena do Alto Rio Negro. Atuou como Professor Indígena e assessor pedagógico indígena nas escolas das comunidades indígenas do Município de São Gabriel da Cachoeira - SGC. Formado em Magistério Indígena II em 2013. Graduado em Licenciatura Formação de professores Indígena, habilitação em Ciências Humanas e Sociais, título em Educação Escolar indígena pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2021), Mestre em Ciências Humanas pela PPGICH/UEA. Atualmente (2024) é doutorando em Antropologia social pela UFAM. 
Publicado
2025-01-29