Regimes de informação e de memória

entre a gestão algorítmica e a disputa pelo passado

  • Jaime Alberto Bornacelly Castro Universidade de Antioquia
  • Daniele Achilles Dutra da Rosa UNIRIO

Resumo

A produção social da memória nas sociedades contemporâneas tem sido objeto de múltiplas aproximações críticas que nos permitem compreender os marcos temporais, institucionais e políticos em que se inscrevem as lembranças, os esquecimentos e as disputas pelo passado com vistas às marcas do presente. Nesse contexto, as noções de regime memorial e presenteísmo emergem como ferramenta fundamental para analisar as dinâmicas contemporâneas de inscrição do passado no presente, assim como as formas institucionalizadas de narrar a história e legitimar memórias em disputa.

Biografia do Autor

Jaime Alberto Bornacelly Castro , Universidade de Antioquia

Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas e Doutor em Ciências
Sociais. Mestre em Estudos Socioespaciais, bibliotecário pela Universidade de Antioquia e cientista político pela
Universidade Nacional da Colômbia. Professor e pesquisador da Universidade de Antioquia, integrante do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Sociedade (Colômbia).

Daniele Achilles Dutra da Rosa, UNIRIO

Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018).
Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Univerdad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia -
(Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Associada I do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Líder do Programa de Extensão Comunidade de Práticas em Bibliotecas Púlicas. Membra do Grupo de Trabalho Bibliotecas Públicas da FEBAB.

Publicado
2025-07-30