Brizola nas páginas e fotografias de Veja em 1979: o trabalho do editor de fotografia e do fotógrafo
Resumo
O presente artigo procura apresentar o trabalho do editor de fotografia e do fotógrafo contratado na revista Veja, delineando-se para a compreensão de como se realizou a cobertura fotográfica, diagramação e escolha de imagens sobre o retorno de Leonel Brizola do exílio em 1979. O trabalho do fotógrafo Ricardo Chaves; o filtro editorial pelo trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade; a narratividade, diagramação e apresentação das fotografias nas páginas deVeja como o produto final, como o fotojornalismo da revista. Apresenta-se aqui um estudo de caso sobre o uso da fotografia a favor do argumento editorial da revista. O uso do visual, em meio à crise da fotografia-documento nos anos 1970. A experiência fotográfica é interpretada para compreender o fotojornalismo como um trabalho feito em conjunto, e não de um homem só.
Publicado
2016-01-08
Edição
Seção
Ensaios
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.