Educação patrimonial e a reconstrução de manifestações expressivas: imagens de Laguna, SC

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente ensaio visual pretende evidenciar os processos de reconstrução de manifestações expressivas e do patrimônio cultural em contextos escolares. Empiricamente, o autor expõe uma sequência de dez imagens coletadas em estudo etnográfico desenvolvido em Laguna, Santa Catarina, cujo objetivo consiste na análise das relações entre educação escolar e patrimonialização cultural em municípios que sofreram processos de tombamento ou registro patrimonial. Na situação analisada, evidencia a experiência de educação patrimonial desenvolvida na escola pública do distrito rural do Ribeirão Pequeno.

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Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição.
Publicado
2016-01-08
Seção
Ensaios Visuais