As memórias representadas (ou não) nas placas I♥POA da construtora Melnick Even, em Porto Alegre

Resumo

Estuda as placas I♥POA, do Projeto Praças da construtora Melnick Even, instaladas em praças de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Objetiva compreender como o Projeto se relaciona com as memórias da cidade. Utiliza autores do campo da Memória Social e da Antropologia Urbana, especificamente os que discutem a relação com o ambiente da cidade e das praças, seus usos sociais e memórias. Estudo documental com natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. A coleta dos dados ocorreu a partir de 2019, por meio de visitas e observações das nove praças onde originalmente foram instaladas as placas. Os resultados apontam que a ação não valoriza os bens culturais presentes nas praças, o que pode invisibilizá-los ainda mais. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Projeto pode ensejar a curiosidade no passante, a ação pouco dialoga com as memórias locais das praças onde as placas estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bacharel em Biblitoteconomia e em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutor em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Bolsista CAPES de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS.
Ana Carolina Gelmini de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Museóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS).
Publicado
2025-01-29