Educação Patrimonial e Memória: Projeto de Integração Regional da Quarta Colônia
Resumo
Este ensaio visa desenvolver a temática “Patrimônio Cultural, Identidade e Memória na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS”, no ambiente escolar, por meio de uma proposta metodológica via Educação Patrimonial. Um dos principais aspectos destacados é mostrar a necessidade de conhecer a própria história e a própria cultura e assim tornando o ser humano mais atento, preocupado e defensor de seu local de convívio. A escola deve ser a protagonista destas ações, onde conceitos e valores culturais são despertados e desenvolvidos de forma a mostrar a importância da preservação da história e da memória. Portanto, o presente trabalho contribui para a preservação, valorização e disseminação da história e da cultura ítalo-brasileira na Quarta Colônia do Rio Grande do Sul associando o ambiente escolar e cultura local e regional onde os estudantes estão inseridos.
Publicado
2016-09-20
Edição
Seção
Ensaios
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.