E.F. Perus Pirapora: personagens, posicionamentos e conflitos no processo de tombamento estadual (São Paulo/SP)
Resumo
O processo de tombamento estadual da E.F. Perus Pirapora registra ao longo de seu andamento diversas opiniões e interesses distintos entre os personagens, divergências e conflitos não solucionados mesmo após a definição de reconhecimento. As opiniões divergentes identificadas e suas possíveis relações com o posterior abandono do bem justificam os esforços de investigação. Resultado de discussões travadas ao longo da elaboração de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso na temática de patrimônio industrial, este artigo identifica personagens e conflitos presentes no tombamento 21.273/80. Entendemos esta identificação como possível subsidio para reflexões sobre valores, usos e gestão do bem tombado. Entre os métodos destacamos as pesquisas documentais e entrevistas com as partes envolvidas no processo de reconhecimento do bem. O processo 21.273/80 foi o foco de nossa investigação e tomado como registro oficial de posicionamentos e interesses dos personagens. A pesquisa conclui que os conflitos entre solicitante e proprietário limitaram a eficácia da ferramenta do tombamento, culminando em abandono e degradação do acervo tombado. Identificamos também a presença positiva do Poder Público, neste caso representado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e CONDEPHAAT, na gestão de conflitos e ações para salvaguarda da E.F. Perus Pirapora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-09-20
Edição
Seção
Ensaios
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.