As infinitas miradas da fotografia
Resumo
O interesse de quantidade de fotógrafos por captar imagens de portas e janelas abertas, entreabertas e fechadas, tem tido uma evolução e expansão acrescentada pela aparição de A porta aberta, fotografia de Henry Fox Talbot que marca o inicio da fotografia moderna, elemento que leva a novas criações através da visão de essa temática instaurada nas diversas perspectivas contemporâneas. A partir da interpretação de cinco fotografias de Rodrigo Benavides, venezuelano nascido em 1960, onde aborda a captura de imagens de portas abertas e fechadas dentro do ambiente da cotidianidade rural, se faz uma aproximação a essa parte de sua obra onde as portas são mais que um objeto de alguma construção ou uma superfície que limita o passo entre o exterior e o interior – e vice-versa-, são metáforas de lugares e tempos para a construção de múltiplas memórias.
Publicado
2016-09-20
Edição
Seção
Ensaios Visuais
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.