Os projectos de urbanismo comercial e a revitalização do centro da cidade
Resumo
A relação entre comércio e cidade perde-se na história. É tambémmuito antiga a ligação do comércio com o planeamento e a intervençãourbanística. Todavia, nas últimas décadas, com a concentração empresarial queocorreu na oferta, o aumento e diversificação do consumo e o acréscimosignificativo da dimensão e número de shoppings e outras formas comerciais, oestudo, planeamento e intervenção sobre esta relação conheceu um novoimpulso.É sobre a acção realizada sobre a ligação entre o espaço urbano e actividadecomercial, dito urbanismo comercial e sobre o caso português em particularpara os anos 80 e 90 que o presente texto trata, dando conta da forma como aintegração europeia e o financiamento público ajudou a criar uma novaimagem dos centros das cidades portuguesas. A reflexão, partindo da avaliaçãopossível, alarga-se aos desafios que hoje se colocam às relações entre a áreacentral das cidades e a actividade retalhista.Palavras-chave: espaço urbano, comércio, patrimônio.Downloads
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Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
Artigos
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