Os projectos de urbanismo comercial e a revitalização do centro da cidade
Resumo
A relação entre comércio e cidade perde-se na história. É tambémmuito antiga a ligação do comércio com o planeamento e a intervençãourbanística. Todavia, nas últimas décadas, com a concentração empresarial queocorreu na oferta, o aumento e diversificação do consumo e o acréscimosignificativo da dimensão e número de shoppings e outras formas comerciais, oestudo, planeamento e intervenção sobre esta relação conheceu um novoimpulso.É sobre a acção realizada sobre a ligação entre o espaço urbano e actividadecomercial, dito urbanismo comercial e sobre o caso português em particularpara os anos 80 e 90 que o presente texto trata, dando conta da forma como aintegração europeia e o financiamento público ajudou a criar uma novaimagem dos centros das cidades portuguesas. A reflexão, partindo da avaliaçãopossível, alarga-se aos desafios que hoje se colocam às relações entre a áreacentral das cidades e a actividade retalhista.Palavras-chave: espaço urbano, comércio, patrimônio.
Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.