O patrimônio cultural imaterial no país de Viollet-le –Duc Sucesso e insucessos da Convenção da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial
Resumo
Como em vários países da Europa, as políticas patrimoniais na França estãomarcadas pela anterioridade e preeminência do patrimônio imaterial. A aplicaçãoda Convenção da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterialcoloca, nesse contexto, diversos problemas que são analisados nesse artigo. Qualadministração se encarregará dessa nova política ? Quais comunidades identificarem um país marcado pela tradição do Estado Nação?Como elaborar projetos decandidaturas considerando que os procedimentos estabelecidos pela Unescoparecem em constante evolução? Quatro anos após a ratificação, a política dopatrimônio se implanta progressivamente na França : ela possui a aceitação decomunidades e coletividades e a atenção crítica dos pesquisadores mas conviveainda com as reticências da administração cultural.
Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.