O Patrimônio Ferroviário nos Tombamentos do Estado de São Paulo

  • Ewerton Henrique Moraes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eduardo Romero Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

O patrimônio ferroviário é, atualmente, um tema em destaque dentro das discussões sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Contudo, o que é patrimônio ferroviário? Neste momento, não nos referimos propriamente ao conceito – internacionalmente debatido – mas sim aos bens protegidos. Em outras palavras, tratamos sobre as práticas de proteção. Para este estudo teremos como objeto o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Desta forma, nossa proposta é problematizar a seleção dos bens que atualmente reconhecemos como patrimônio ferroviário. Parte da dissertação sobre o mesmo tema, este artigo está baseado em pesquisa exploratória. As fontes documentais ocuparam lugar de destaque, foram consultado 19 processos de tombamento, em sua maioria proteções efetivadas entre 1969 e 1984. Assim, identificamos que o Estado de São Paulo conta com 37 bens ferroviários. Nas conclusões destacamos a prevalência da estação de passageiros entre os bens protegidos desde as primeiras décadas de atuação. Apesar das recentes ampliações, passando a abranger os conjuntos ferroviários, a estação segue como objeto em destaque nos tombamentos.

Biografia do Autor

Ewerton Henrique Moraes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Professor Substituto do Curso de Turismo da UNESP (Campus de Rosana). Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Eduardo Romero Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, pesquisador de temas relativos a patrimônio cultural, história dos transportes e memória. Possui diversos trabalhos publicados sobre patrimônio industrial, história do transporte ferroviária, memória e turismo cultural. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisa sobre patrimonio industrial ferroviario (identificação, preservação e gestão), com colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Ministra disciplinas sobre história e patrimônio cultural na gradução de Turismo (UNESP, campus de Rosana), nos Programas de Pós-Graduação de Historia (UNESP/FCL, campus de Assis) e de Arquitetura e Urbanismo (UNESP/FAAC, campus de Bauru). Atua em Comissões e Conselhos administrativos na UNESP; além de serviços técnicos especializados como parecerista na FAPESP, Boletim do Museu Emilio Goeldi, Revista de História (UNESP) e editor-adjunto de Patrimônio Histórico na Revista de Historia TST - Transportes, Servicios y Telecomunicaciones. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2017-01-31
Seção
Artigos