NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II: entre o direito e o dever de resgatar o itinerário escolar
Resumo
O presente artigo tem como propósito apresentar o potencial informativo dos documentos históricos pertencentes ao Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II como prova e informação/testemunho da história da educação brasileira. Trata-se de uma discussão acerca desse espaço como um “lugar de memória” e de direito à memória. Demonstra que a referida instituição de ensino possui uma documentação significativa para a pesquisa ocupando um lugar central e de referência no universo das fontes de informação que podem ser utilizadas para reconstruir o seu itinerário escolar. Ressalta a importância do desenvolvimento de ações e iniciativas para a preservação dos acervos de memória escolar uma vez que seus registros documentais possibilitam a obtenção de notícias e informações sobre o passado histórico-educativo. Conclui-se que a constituição de políticas de preservação e a implementação de repositório institucional devem ser pensadas como forma de garantir o direito à memória, a democratizar o acesso do pesquisador à informação, preservar e documentar o patrimônio histórico-institucional, bem como a memória nacional, atendendo aos objetivos e finalidades institucionais.
Publicado
2016-12-30
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.