Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade: avaliação do programa por meio do modelo RE-AIM

  • Maria Binotto Universidade Estadual do centro Oeste -UNICENTRO
  • Michel Milistetd Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Tânia Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabio Almeida Universidade Virginia Tech
Palavras-chave: Avaliação de programas, Idoso, Envelhecimento humano, RE-AIM

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o programa Universidade Aberta para a Terceira Idade, por meio do modelo RE-AIM. O programa desenvolve ações de promoção de saúde, bem-estar físico e mental e interação social, proporcionando assim melhorias na qualidade de vida de idosos do município de Irati-PR e região. Para avaliação do programa utilizou-se o modelo RE-AIM, uma ferramenta desenvolvida para avaliar o efeito de programas de intervenção em ambientes construídos e propõe esta avaliação a partir de cinco dimensões: Alcance, Eficácia/Efetividade, Adoção, Implementação e Manutenção em nível organizacional e/ou individual. É um instrumento traduzido e adaptado para a realidade brasileira. Foram analisadas as informações obtidas em vídeos, relatórios e documentos institucionais. Os resultados demonstraram, que o programa apesar de ser antigo, possui Adoção e Alcance baixos, não apresenta instrumentos que avaliem a Efetividade do programa, apresenta um custo para que suas ações sejam desenvolvidas, não há participação efetiva de docentes de diferentes áreas do conhecimento e não há resultados em relação à manutenção em nível individual. Apesar destes aspectos observados, não há dúvidas que os programas vinculados as Universidades Abertas para Terceira Idade em Instituições de Ensino Superior, no Brasil, são estratégias valiosa no intuito de promover melhorias no processo de envelhecimento. No entanto, é imprescindível que avaliações constantes sejam efetivadas e ações conjuntas de extensão, ensino e pesquisa sejam realizadas, buscando assegurar a condução dos programas com objetivos sustentados metodológica e cientificamente.

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Biografia do Autor

Maria Binotto, Universidade Estadual do centro Oeste -UNICENTRO
Universidade Estadual do Centro Oeste, Professora do Departamento de Educação Física, Irati, PR, Brasil  
Michel Milistetd, Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro Oeste, Professor do Departamento de Educação Física, Irati, PR, Brasil
Tânia Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina, Professora do Departamento de Educação Física , Florianópolis, SC, Brasil
Fabio Almeida, Universidade Virginia Tech
Universidade Virginia Tech, Professor do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício, Virgínia, Estados Unidos da América.
Publicado
2015-10-23
Seção
Artigos Originais