DA TERRA BRASILIS AO BRASIL DOS GENERAIS: UM PERCURSO HISTÓRICO DE AUTORITARISMO E VIOLÊNCIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo relata resultados da investigação denominada “Marcas da violência em literatura e cinema”, vinculada ao projeto de pesquisa “Literatura, cinema e autoritarismo” (UFPel-CNPq-PROBIC-FAPERGS, 2011-2012). O propósito é o de analisar a obra cinematográfica Como era gostoso o meu francês (Nelson Pereira dos Santos, 1971), considerando as relações intertextuais identificadas no filme com os hipotextos quinhentistas Hans Staden: Zwei Reisen nach Brasilien (Duas viagens ao Brasil, 1557, Hans Staden) e Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil (Viagem à Terra do Brasil, 1578, Jean de Léry). A aproximação contrastiva das narrativas, centrada no exame dos contextos histórico, cultural e político em que as obras foram criadas, busca averiguar a incidência de possíveis traços de autoritarismo na constituição do imaginário nacional, historicamente enformado por práticas arbitrárias no exercício de poder autoritário, marcado por violência e iniquidade.
Palavras-chave: Literatura; cinema; autoritarismo; violência
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.