DA TERRA BRASILIS AO BRASIL DOS GENERAIS: UM PERCURSO HISTÓRICO DE AUTORITARISMO E VIOLÊNCIA

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Gabriel Felipe Pautz Munsberg
João Manuel dos Santos Cunha

Resumo

O artigo relata resultados da investigação denominada “Marcas da violência em literatura e cinema”, vinculada ao projeto de pesquisa “Literatura, cinema e autoritarismo” (UFPel-CNPq-PROBIC-FAPERGS, 2011-2012). O propósito é o de analisar a obra cinematográfica Como era gostoso o meu francês (Nelson Pereira dos Santos, 1971), considerando as relações intertextuais identificadas no filme com os hipotextos quinhentistas Hans Staden: Zwei Reisen nach Brasilien (Duas viagens ao Brasil, 1557, Hans Staden) e Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil (Viagem à Terra do Brasil, 1578, Jean de Léry). A aproximação contrastiva das narrativas, centrada no exame dos contextos histórico, cultural e político em que as obras foram criadas, busca averiguar a incidência de possíveis traços de autoritarismo na constituição do imaginário nacional, historicamente enformado por práticas arbitrárias no exercício de poder autoritário, marcado por violência e iniquidade.
Palavras-chave: Literatura; cinema; autoritarismo; violência

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Como Citar
Munsberg, G. F. P., & Cunha, J. M. dos S. (2017). DA TERRA BRASILIS AO BRASIL DOS GENERAIS: UM PERCURSO HISTÓRICO DE AUTORITARISMO E VIOLÊNCIA. Caderno De Letras, (28), 11-24. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i28.11916
Seção
Artigos