DA SINTAXE AO DISCURSO: O JURÍDICO, O POLÍTICO E A ÉTICA NOS EFEITOS DE SENTIDO DA/SOBRE A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste texto, cuja base teórica é a Análise de Discurso francesa, realizo uma leitura acerca do político e do jurídico, entrelaçados pela ética, na constituição das significações do discurso jurídico – considerado como da saúde pública – a fim de contrastá-lo ao discurso sobre a saúde pública e perceber as contradições que emergem dessa confluência de saberes. Saliento o olhar especial que será dado ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988, o qual abre a seção destinada à saúde, do qual recorto o início a fim de que seja realizada uma leitura: A saúde é um direito de todos e dever do Estado. A organização sintática desse enunciado aponta ao fato de que se estabelece um jogo entre falta e excesso, instaurado principalmente pelo uso do pronome todos. A partir de então, maneiras de lidar com o discurso jurídico vão delineando sentidos através de discursos sobre a saúde pública – produzindo efeitos de regularidade, os quais apontam diferentes modos de subjetivação a respeito do direito e do dever garantidos na lei da saúde pública, produzindo efeitos de sentido.
Palavras-chave: Sintaxe; Discurso; Saúde Pública; Ética; Efeitos de Sentido.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.