A INTERTEXTUALIDADE DO DISCURSO RELIGIOSO NO CINDIR DO SUJEITO PERVERSO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os discursos em que as personagens das obras Lavoura Arcaica (1975, Brasil) e Do amor e outros demônios (1994, Colômbia) são construídas e envolvidas ao apresentarem traços de perversão dentro de um ambiente dominado por princípios religiosos e moralistas. A metodologia partiu de uma análise intertextual do discurso e do contexto que envolvem as personagens André e Ana (Lavoura Arcaica) e Cayetano e Sierva María (Do amor e outros demônios). As histórias configuram as perversões do incesto e pedofilia, respectivamente; junto a isso, a primeira obra traz um contexto religioso em que há uma família de muçulmanos, com fortes características católicas; a segunda apresenta um convento católico em que uma menina, criada e crescida na religião afro, é internada com suspeitas de possessão demoníaca. Então, para realizar as análises, procurou-se analisar, baseado em estudos sobre a perversão, os comportamentos das personagens e suas abordagens através do discurso, comparando-as nos momentos em que se viam na necessidade de satisfazer seus desejos e naqueles em que precisavam se adequar ao sistema moral que se encontravam. Concluiu-se, então, que há muitas semelhanças entre as duas obras, principalmente no que diz respeito ao sujeito perverso e seu discurso manipulador.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.