UMA LEITURA POLÍTICA DO FUTEBOL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Naiara Souza da Silva

Resumo

O presente texto refere-se às primeiras reflexões da tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. O tema do estudo trata-se do futebol enquanto um anteparo ideológico, um potente dispositivo de interpelação. Dedicamos maior atenção à cidade de Pelotas, situada no interior sul do estado do Rio Grande do Sul (RS), especificamente aos dois clubes predominantes que compõem o clássico, nominados Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil. Esta dupla adversária reconhecida como Bra-Pel é considerada por muitos estudiosos como um dos maiores clássicos do interior sul do RS devido à fidelidade e à paixão de ambas as torcidas. O arquivo da pesquisa abrange depoimentos de sujeitos torcedores, homens e mulheres, a respeito da sua relação com seu time, e também, de sua relação com o time adversário, somado a fotografias de tatuagens alusivas a um dos dois times em questão que tais sujeitos materializaram em seus corpos. Trabalhamos com a língua e com o corpo como formas materiais do discurso, ou seja, entendemos que se o sujeito se identifica com a língua para poder dizer, ele também se identifica com o seu corpo para significar no espaço em que vive. A problemática que fomenta esta investigação é a seguinte: como a (re)produção de determinados discursos acerca de dois clubes futebolísticos é capaz de instaurar efeitos de sentido de superioridade e de inferioridade, de inclusão e de exclusão, incitando a violência num espaço social comum? Entendendo pertinente tal problema, nosso objetivo é analisar os processos de subjetivação (pela língua, pelo corpo e pela tatuagem) desses sujeitos torcedores na busca de compreendermos o funcionamento da ideologia e do inconsciente no contexto futebolístico.Palavras-chave: Futebol; Língua; Corpo; Tatuagem; Sentidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, N. S. da. (2018). UMA LEITURA POLÍTICA DO FUTEBOL. Caderno De Letras, (32), 151-170. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i32.13698
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Naiara Souza da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no curso de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), sendo bolsista PROSUP/Capes na modalidade I, e também, membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD). Faz especialização à distância pela Faculdade de Educação São Luís (2018) no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Política e Sociedade. Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) (2013), mestrado em Linguística Aplicada pela mesma instituição de ensino (2014) e especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Trabalha na linha de pesquisa: Discurso e Relações Sociais, precisamente, na área de Análise de Discurso (AD) de tradição pêcheuxtiana, desenvolvendo trabalhos principalmente nos seguintes temas: leitura/gesto de interpretação, processos de subjetivação (pela língua, pelo corpo e pela tatuagem), língua e corpo como formas materiais do discurso, tatuagem entendida enquanto discurso e futebol enquanto um dispositivo ideológico. O presente estudo é orientado pela Profa. Dra. Aracy Graça Ernst cujo interesse está na compreensão do futebol enquanto um anteparo ideológico.