OS POSITIVISMOS NO BRASIL DA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O XX: QUANDO A POLÍTICA E A LITERATURA SE MESCLAM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabela Melim Borges

Resumo

Este artigo tem o intuito de refletir sobre o Positivismo e filosofias adjacentes, durante a implantação da primeira República, focalizando as ideias dos literatos durante a virada do século XIX para o XX. Para tentar compreender a influência e as consequências daquela filosofia, fez-se um apanhado rápido das doutrinas que imperavam no Brasil antes de as novas ideias chegarem. Também abordou-se um dos tópicos mais essenciais da doutrina de Auguste Comte: a subordinação do subjetivismo ao objetivismo, que foi tratado pontualmente nas principais ideias de Silvio Romero e de José Veríssimo, tanto nas suas visões sociais e políticas como nos seus entendimentos acerca da poesia brasileira. Palavras-chave: Positivismo; ideias; literatura; poesia brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Borges, I. M. (2018). OS POSITIVISMOS NO BRASIL DA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O XX: QUANDO A POLÍTICA E A LITERATURA SE MESCLAM. Caderno De Letras, (30), 279-293. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i30.13726
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabela Melim Borges, Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC

Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em literatura brasileira também pela UFSC. Tem experiência na área de Letras, atua principalmente nos seguintes temas: história literária, literatura comparada, literatura brasileira, teoria literária, história das ideias, ensino/aprendizagem da literatura, DLNotes, ferramentos digitais para o ensino e aprendizagem de literatura e teoria literária.