AS MENINAS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS A PARTIR DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO DEPOIMENTO DE UM PRESO POLÍTICO NO DISCURSO FÍLMICO E LITERÁRIO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho, sustentado teoricamente na Análise do Discurso de viés pêcheuxtiano, tem por objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos pelo depoimento “verídico” de um preso político durante a ditadura militar brasileira, que Lygia Fagundes Telles insere na obra literária As Meninas e que também é reproduzido no filme de mesmo nome. Apresento uma análise da cena narrativo-fílmica e da cena narrativo-literária, considerando essas cenas como condições de produção de discurso e a constituição dos possíveis efeitos de sentido que, do entrecruzamento entre elas, pode emergir. No intuito de alcançar tais objetivos, se toma o recorte do filme e o recorte do livro como materialidades discursivas que se constituem afetados pela história e pela ideologia.
Palavras-chave: discurso; cinema; literatura; gênero; ditadura brasileira.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.