O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO DISCURSO SEPARATISTA: UMA ANÁLISE DE UM TEXTO VINCULADO AO MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stella Aparecida Leite Lima
Luciana Iost Vinhas
http://orcid.org/0000-0003-1026-2277

Resumo

O presente artigo busca refletir, com base na Análise de Discurso com filiação a Michel Pêcheux, sobre os efeitos do discurso separatista colocados em circulação a partir do Movimento O Sul é Meu País. Tendo um texto vinculado ao Movimento como corpus, nos questionamos quais são os sentidos que podem ser colocados em circulação pelo Movimento. No texto analisado, encontramos expressões degradantes e designações que, no nosso entendimento, podem ser compreendidas através do funcionamento do excesso, conforme proposto por Ernst (2009). Nesse discurso, essas formulações promovem sentidos relacionados à violência, segundo nosso gesto interpretativo a partir do corpus estudado. Pensamos que os saberes desse discurso coexistem numa mesma região onde circulam saberes do Tradicionalismo gaúcho, portanto, junto a um imaginário que parece contribuir para a reprodução dos saberes separatistas.Palavras-chave: O Sul é Meu País; Discurso separatista; Formação Discursiva; Análise do Discurso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lima, S. A. L., & Vinhas, L. I. (2018). O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO DISCURSO SEPARATISTA: UMA ANÁLISE DE UM TEXTO VINCULADO AO MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS. Caderno De Letras, (32), 171-198. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i32.14622
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciana Iost Vinhas, Universidade Federal de Pelotas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.