O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO: UMA LEITURA DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INTOLERÂNCIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Em 2016, a proposta de Projeto de Lei intitulada Escola sem Partido foi apresentada em âmbito nacional no Brasil. Apesar de não aprovada, essa proposta circulou em estados e municípios, sendo aprovada em alguns casos. O projeto visa, entre outras coisas, coibir manifestações consideradas políticas e ideológicas por parte dos professores em sala de aula, a fim de não influenciar as escolhas políticas e morais dos estudantes. No presente trabalho, a partir do aparato teórico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, analisamos um trecho do projeto confrontado com um trecho de uma paródia musical que figura no site de campanha do Movimento Escola sem Partido. Nossa hipótese inicial é a de que a designação “ideologia” presente no projeto é determinada em outro espaço, o do material de divulgação do PL.
Palavras-chave: Escola sem partido; ideologia; práticas discursivas de
intolerância.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.